A lei brasileira sobre o Acesso à Informação Ambiental como ferramenta para a Gestão democrática do Meio Ambiente

Rachel Biderman Furriela

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12519674

Parole chiave:

direito de acesso à informação; acesso à informação ambiental; democracia ambiental; gestão pública participativa; direito de acesso à participação pública; lei brasileira de acesso à informação ambiental

Abstract

O acesso à informação ambiental é um direito básico garantido por normas internacionais e pela legislação brasileira. Trata-se de pressuposto da gestão democrática dos recursos ambientais. Sem acesso à informação pertinente, a tomada de decisão não é eficaz, é falha, e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, direito fundamental do cidadão, não pode ser garantido. A participação pública em processos de tomada de decisão sobre a gestão ambiental depende do amplo acesso à informação fidedigna e pertinente. O artigo discute essas questões e a nova lei brasileira de acesso à informação ambiental, a Lei 10.650, de 2003, considerada de vanguarda em todo o mundo.

Pubblicato

2024-06-18

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

A lei brasileira sobre o Acesso à Informação Ambiental como ferramenta para a Gestão democrática do Meio Ambiente: Rachel Biderman Furriela. Revista Brasileira de Direito Constitucional, [S. l.], v. 3, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.12519674. Disponível em: https://www.rbdc.com.br/revista/article/view/85. Acesso em: 17 nov. 2025.